Esse espaço é reservado para assuntos do nosso Jornal mensal.

Todo mês publicaremos aqui o que sai impresso no papel.
Última atualização: 02/08/2017


JORNAL RIOGASTRO -AGO 2017
EDITORIAL

TÓPICOS DIVERSOS E IMPORTANTES

1 – O Azeite passou a ter status de vinho há 20 anos, estamos produzindo, importando azeites extra virgem, frutados, amendoados.
2 – O álcool representa 10% das calorias que ingerimos, uma taça de vinho tem 178 calorias. Para queima-las necessitamos meia hora de caminhada.
3 – Energéticos prometem desempenho, mas, ainda faltam evidencias concretas dessa expectativa. O FDA esta investigando, analisando e já se sabe que muitos deles tem cafeína na formula parecendo que nada estão inovando.
4 – O alcoolismo é atualmente o maior vilão mundial e está em primeiro lugar como causa mortis, seguido da hipertensão e diabetes.
5 – A aspirina diminui a incidência de câncer colo-retal em ate 60% em pessoas de grupo familiar com risco de desenvolver a doença (Lancet – ano 2016).
6 - Estudos verificaram que as mulheres têm, em media, temperatura interna de 36,5°C ,mais alta do que os 36,3° C dos homens, porem as mãos delas são mais frias 30,6° C contra 32,0°C.
7 – Por que o suor das axilas cheira pior do que os dos outros lugares? O corpo tem dois tipos de glândulas sudoríparas. A maioria fica nos braços e pernas que excretam água e sal. As axilas e as virilhas soltam uma secreção oleosa que as bactérias adoram e invadem provocando o cheiro mais forte.
8 – Por que as pessoas quando correm tem dor em um lado do abdome? Quando corremos o diafragma pode ser esticado levando a dor aguda nas bordas inferiores da caixa torácica. Para diminuir a dor desacelere e respire profundamente.
9 – Por que prender a respiração acaba com os soluços? Devido a pressão positiva no tórax e acumulo de dióxido de carbono. Quando paramos de respirar os espasmos diafragmáticos param.
10 – o exercício, a alimentação, o repouso são fundamentais para a manutenção da saúde e o prolongamento da vida. Um teste muito pratico e interessante para avaliar o grau de preparo físico de cada um de nós é o do SENTA /LEVANTA. Utilizando uma escala de 10 pontos tente se sentar no chão e depois se levantar sem usar as mão ou os joelhos, é pratico e bom. Para saber mais consulte um profissional ou literatura especializada.

J.F.Penteado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ATUALIZAÇÃO

                       

  

Prof. J.F. Penteado