Jornal Riogastro


Publicado em 22/11/2018 às 12:00 por Prof. J.F. Penteado



Síndrome do intestino irritável, um verdadeiro flagelo digestivo.

...

1º parte -  Dados anatômicos  e fisiológicos:

É preciso antes de caracteriza-los mostrar o importante papel representado  pela evacuação. Isto, porque, o nosso aparelho digestivo é um verdadeiro túnel em que o estomago representa a entrada, e o intestino grosso a saída. Logo, como em qualquer túnel o mais importante é sempre a saída, para não parar o fluxo e no aparelho digestivo é no  lado esquerdo do intestino aonde fica o deposito de fezes.

 É esse intestino que funciona como um verdadeiro regulador das funções digestivas e como tal representa um importante papel na sua fisiologia. Relembrando a anatomia, ver gráfico, o lado direito é o colon ascendente, a alça do meio é o transverso e é  no lado esquerdo que fica o deposito de fezes compostos pelo descendente, a sigmoide e o reto.

Lembrar ainda que o lado direito absorve os líquidos da digestão e o esquerdo solidifica o bolo fecal. Então, a noção primaria que  importa na anamnese do tudo digestivo é o tamanho, o calibre, a textura das fezes para saber como anda o transito digestivo. Logo, não adianta dizer, evacuo todo dia e a mesma hora, o que importa realmente é a descrição minuciosa dessa evacuação e saber se as fezes vão para o fundo ou flutuam, só assim podemos avaliar esse transito   intestinal   e entender a Síndrome do Intestino Irritável e as suas variantes.

CONCLUSÃO:
O desejável, o fisiológico numa pessoa com alimentação rica em fibras, equilibrada, fazendo exercícios e com boa regularidade intestinal é evacuar 1 vez ou no máximo 2 vezes ao dia fezes formadas, cilíndricas calibre em torno de 4/5 cm e tamanho de 6 a 8 cm em 1 ou no máximo 2 pedaços, evacuação uniforme que afunde quando é deposta no vaso.

Só assim pode-se pensar num tempo fisiológico de transito da entrada até a saída.

Todas as variantes serão tratadas na matéria de dezembro, 2ª parte da SII   

Referências:

  • Prof. J.F. Penteado