Informes Em Destaque


Publicado em 09/10/2018 às 22:00 por Prof. J.F. Penteado



LINHAÇA A PODEROSA

A linhaça é uma das provas de que, na realidade, uma vida saudável está muito mais ao nosso alcance do que imaginamos. As pessoas que usam com sabedoria os alimentos que a terra nos oferece dificilmente desenvolvem aquelas doenças que matam tanta gente pelo mundo, como as cardiovasculares, o diabetes, a hipertensão, o câncer, ajudando também muito  em aumentar  a longevidade.

A linhaça é uma delas e por isso é chamada de a PODEROSA. A linhaça existe desde a pré-história, constituiu o alimento de grupos nômades, por seu valor nutritivo e por ser de fácil cultivo em climas frios e temperados.

Por ser totalmente aproveitada passou a ser usada sob a forma de farinha, óleo e ainda o seu caule  passou a ser usado para fazer fios e tecidos.

No Brasil as primeiras sementes vieram de Portugal no século XVII e os 5 países maiores produtores do mundo são: Canadá, China, Índia, EUA, Etiópia.

A semente é constituída em 20% de proteínas, vitaminas, cálcio e minerais, é dietética e composta de 30% de fibras. Ainda tem ligninas, Omega 3, uma gordura poli-insaturada (ALA). Com todos esses constituintes a linhaça é considerada alem de poderosa a semente do bem.

Logo, todas as suas funções decorrem desses seus constituintes que resumiremos a seguir. Essas ações são no DIABETES, PELE, CANCER, ARTERIOSCLEROSE, OBESIDADE.

  • DIABETES – a linhaça por seu baixo teor de carboidratos ajuda a prevenir e controlar o diabetes especialmente o tipo II, já que a sua farinha facilita a digestão e o óleo de linhaça não contem açúcar, carboidratos, colesterol e é rico em Omega 3.
  • PELE – para manter uma pele bonita e saudável durante toda a vida são necessários mais do que cremes e tratamento de beleza. A linhaça é uma arma poderosa contra o ressecamento da pele, que associada a uma alimentação bem balanceada com dieta rica em frutas e vegetais diariamente impedem o seu envelhecimento, tornando-a mais escura, macia e seca.
  • CANCER – nas nações industrializadas os tipos de câncer mais freqüente são: mama, pulmão, próstata e colon. Nas de menor renda, o de estomago, fígado e útero são os mais freqüentes. O câncer, apesar de ainda sere uma doença com causa desconhecida, baseiam-se no tripé, genética, idade e alimentação. Genética e idade ainda não se pode mudar, mas hábitos alimentares, usando uma dieta mais rica em vegetais, frutas, legumes e cereais podem alterar a historia da doença.
  •  OBESIDADE – no mundo todo quase mais da metade da população está obesa. Logo, uma dieta rica em proteínas e fibras, especialmente a linhaça, vai mudar totalmente o metabolismo, alem da propriedade da linhaça saciar por provocar  distensão do estomago, ele aumenta o transito boca / anus diminuindo a absorção.

Em resumo a linhaça é uma semente com propriedades que nenhuma outra tem e a sua facilidade de ser usada em grão, farinha, óleo, cápsula vai torná-la uma poderosa arma de saúde. Para as mulheres na pré-menopausa a linhaça dourada é rica em fitoterapicos e vai ajudar a reposição hormonal.

Coloque a linhaça como uma aliada para viver melhor e ser mais saudável.

Referências:

  • Corpo e Saúde - ano 1 numero 1 - LINHAÇA, para viver bem.