Informes Em Destaque


Publicado em 15/07/2019 às 09:00 por Prof. J.F. Penteado



INTELIGENCIA INTESTINAL

Sim, é isso mesmo, a capacidade de pensar, regular e secretar não são mais um privilégio do cérebro. Pesquisas revolucionarias, partindo da Universidade da

Columbia, equipe liderada pelo Prof. Gershon, conseguiu demonstrar sem nenhuma dúvida que o intestino dos seres humanos é dotado de um cérebro.

Essa notável descoberta cientifica permitiu explicar um dito popular, “sentir nas entranhas”, como uma explicação biológica, função do segundo Cérebro – O INTESTINO.

O descompasso entre o primeiro e o segundo cérebro pode levar a queixas e sintomas digestivos, com grande sofrimento abdominal, até então ditos como neuróticos pelas suas frequentes queixas de má digestão, prisão de ventre, diarreias, excesso de gases que logo serão chamadas de síndrome dispéptica ou intestino irritável.

O que já se sabe:

  1. A serotonina, a substancia da felicidade, é secretada cerca de 8 vezes mais no intestino que no cérebro e tem uma íntima ligação com a depressão e as diarreias crônicas.
  2. A dopamina, também secretada no intestino, tem uma nítida relação com a ansiedade e um tipo frequente de prisão de ventre e dispepsia.
  3. A PERMEABILIDADDE INTESTINAL é a função vital na ligação intestino/cérebro e na retirada do excesso de gases da combustão alimentar.
  4. O eixo cérebro, nervos autônomos, serotonina, dopamina, flora bacteriana é básico e fundamental a saúde e longevidade.
  5. A função intestinal é tão importante que sua minuciosa análise pode sinalizar
  6. se a saúde vai bem ou não.
  7. Esses novos conhecimentos facilita o entendimento de Descartes “penso, logo existo”. Ninguém pensa direito com a cabeça no mal funcionamento do intestino.

Em conclusão, é cuidando melhor do nosso tubo digestivo e entendendo a sua linguagem que retardaremos o nosso envelhecimento, mantemos nosso sistema imunológico e viveremos com melhor humor, felicidade e disposição.

ESSE É O PAPEL DA VERDADEIRA INTELIGENCIA INTESTINAL

Referências:

  • Prof. Dr.Jose Figueiredo Penteado - Diretor da RioGastro Clinica
  • Gershan, Michaem M.D. – O segundo cérebro –Editora\ Campus, 2000
  • Povoa, Helio- O cérebro desconhecido – Editora Objetiva, 2002