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Publicado em 01/01/2018 às 08:00 por Prof. J.F. Penteado



ALIMENTOS PARA PROLONGAR A VIDA

Consumir alimentos ricos em antioxidantes retarda o envelhecimento e previne doenças.

O segredo da longevidade pode também estar no seu prato e na sua boca. Por mais que se saiba que a genética, o estilo de vida, a pratica de exercícios físicos influenciem na expectativa de vida, a alimentação tem um papel crucial nesse processo. Os alimentos antioxidantes previnem as doenças retardando a deterioração das células, preservando a juventude.

Quais são esses alimentos?

  • CÚRCUMA – pela sua composição de curcumina, tem papel anti câncer, desintoxicante, antimicrobiano e anti-inflamatório. Controla o diabetes.
  • AZEITE EXTRAVIRGEM – procurar usar os de baixa acidez 0.1 ou 0,2. Fonte de Omega 9 e compostos fenólicos, prevenção câncer e cardiopatias;
  • FRUTAS VERMELHAS - (amora, framboesa, cereja, cranberry, etc) ricas em licopeno, acido elagico, antocianina e glutationa combatem os radicais livres;
  • OLEAGINOSAS - (avelã, nozes, amêndoa, castanhas) ricas em antioxidantes e ácidos graxos monoinsaturados, papel na redução das doenças cardíacas;
  • CHA BRANCO/VERDE  – contem catequinas, protetora das doenças degenerativas (circulatórias, câncer, Alzheimer, envelhecimento precoce);
  • AÇAÍ – fonte de antocianina e acido oléico, papel nas degenerativas
  • CHIA – tem alto teor de Omega 3, auxilia o controle das dislipedemias, hipertensão arterial prevenção no câncer  e rica em antioxidantes);
  • CACAU – rico em polifenois e catequinas de função antioxidante, eficaz na prevenção da arteriosclerose;
  • PROBIOTICOS- importante para o equilíbrio da microbiota intestinal.

Referências: