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Publicado em 12/03/2019 às 09:00 por Prof. J.F. Penteado



ALIMENTOS FUNCIONAIS (ENVELHECIMENTO-IMUNIDADE-MEMORIA)

ALIMENTOS PARA PROLONGAR A VIDA

Consumir alimentos ricos em antioxidantes retarda o envelhecimento e previne doenças.

O segredo da longevidade pode também estar no seu prato e na sua boca. Por mais que se saiba que a genética, o estilo de vida, a pratica de exercícios físicos influenciem na expectativa de vida, a alimentação tem um papel crucial nesse processo. Os alimentos antioxidantes previnem as doenças retardando a deterioração das células, preservando a juventude.

Quais são esses alimentos?

  • CÚRCUMA – pela sua composição de curcumina, tem papel anti câncer, desintoxicante, antimicrobiano e antiinflamatório. Controla o diabetes.
  • AZEITE EXTRAVIRGEM – procurar usar os de baixa acidez 0.1 ou 0,2. Fonte de Omega 9 e compostos fenólicos, prevenção câncer e cardiopatias;
  • FRUTAS VERMELHAS - (amora, framboesa, cereja, cranberry, etc) ricas em licopeno, acido elagico, antocianina e glutationa combatem os radicais livres;
  • OLEAGINOSAS - (avelã, nozes, amêndoa, castanhas) ricas em antioxidantes e ácidos graxos monoinsaturados, papel na redução das doenças cardíacas;
  • CHA BRANCO/VERDE  – contem catequinas, protetora das doenças degenerativas (circulatórias, câncer, Alzheimer, envelhecimento precoce);
  • AÇAÍ – fonte de antocianina e acido oléico, papel nas degenerativas
  • CHIA – tem alto teor de Omega 3, auxilia o controle das dislipedemias, hipertensão arterial prevenção no câncer  e rica em antioxidantes);
  • CACAU – rico em polifenois e catequinas de função antioxidante, eficaz na prevenção da arteriosclerose;
  • PROBIOTICOS- importante para o equilíbrio da microbiota intestinal.

 

ALIMENTOS QUE AUMENTAM A IMUNIDADE

A imunidade é de vital importância na defesa do organismo, alguns alimentos a estimulam.

Cha verde e branco, oleaginosas, probioticos – já descritos, ação também fortalecendo o sistema imunológico;

Alho - Acerola – gengibre - oleo de coco - propolis – por suas riquezas em vitamina C, Alicina (alho), ácido láurico e caprilico, (óleo de coco), tem função antiinflamatória e  antioxidante  aumentando a proliferação dos linfócitos T, defensores denodados;

Geléia real – estimula a imunidade e combate as infecções;

Cogumelo shitake - possue lentinan que ativa os glóbulos brancos

 

MEMORIA

Manter as funções cerebrais sem precisar usar drogas, chamadas de cognitivas que são aquelas capazes de aumentar o desempenho cerebral é uma tarefa de vital importância no envelhecimento.

As principais substancias com real função ativadora encontram-se no omega 3, colina, flavonóides, fisetina.

As fontes desses elementos são: gema de ovo, lecitina de soja, peixes, chia, linhaça, frutas vermelhas, cacau, pêssego, kiwi, uva, cebola, espinafre.

Como podemos ver se conseguirmos equilibrar a nossa genética, com uma alimentação equilibrada que será dirigida para a profilaxia das doenças dos nossos ancestrais com uma vida saudável, pratica de atividades físicas, certamente isso facilitará sobremodo que sejamos uns LONGEVOS SAUDAVEIS

Referências:

  • Murta, Bruna; Souza Thais; Figueiredo Flavia, nutricionistas Mundo Verde