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Publicado em 11/06/2019 às 15:00 por Prof. J.F. Penteado



O PODER DAS FRUTAS

O nosso país como nenhum outro tem uma enorme variedade de frutas e cada vez que vamos a feira, a um super mercado ou um Hortifruti nos deliciamos com o visual das bancas de frutas e ficamos na duvida sobre qual delas levamos, quais as mais benéficas e em que quantidade e regularidade devemos come-las.

A recomendação em bases nutricionais e de saúde é a ingestão de 3 a 5 porções de frutas de cores variadas: vermelhas, amarelas, verdes e alaranjadas para ter uma total abrangência dos nutrientes. Não há quantidades ideais ou uma fruta especifica, o importante é consumir todas as frutas durante uma semana. Vamos analisar as frutas mais consumidas e suas propriedades principais:

LIMÃO - função antioxidante fortalece o sistema imunológico, rico em minerais.
ABACAXI – fruta da saúde-rica em fibras vitaminas A e C, minerais e uma enzima, bromelina.
MAMÃO - rica em papaína, betacaroteno, digestivo, peristáltico e protetor da pele.
UVA – amiga do coração reduz colesterol e muito eficiente nas doenças cardiovasculares.
LARANJA – antioxidante, controla níveis de açúcar e colesterol, combate a prisão de ventre.
MORANGO – ricos em licopeno, combate radicais livres, antioxidantes e anticancerígenos.
ABACATE – de vilão a mocinho, anticancerígeno, reduz o LDL, útil na osteoartrite.
MAÇÃ – tem pectina e flavonóides que impedem a oxidação do colesterol nas artérias.
BANANA – rica em potássio, magnésio, cálcio, fibras e vitamina C que é energética, antiinfecciosa.
AÇAÍ – antiinflamatória, digestiva, muito calórica, fortalece os músculos, saudável.
PERA – rica em fibra, pouco calórica, fortalece coração, ossos e dentes boa para intestino.
PESSEGO – rico em betacaroteno, protetor dos olhos e sistema imunológico, rico em vitamina  C e E.

Nesse desfile de frutas alinhamos as 12 mais consumidas, mas ainda são de extrema utilidade a acerola, Kiwi, caqui, melancia, goiaba, maracujá, castanha Pará, damasco, ameixa, manga, amora, framboesa, figo, melão, jabuticaba, cereja, romã, tangerina.

Vamos aos valores calóricos, teor em fibras e cálcio:
Mais ricas em calorias: açaí – abacate – banana – caqui – manga
Mais ricas em fibras: caqui – goiaba – abacate – pera – ameixa
Mais ricas em vitamina C:  – acerola – caju – mamão – kiwi – morango
Mais ricas em cálcio: – limão – figo – mamão – kiwi – abacaxi
Com todas essas variedades e informações vamos comer frutas, lembrando sempre que quase todas contem um açúcar a frutose.

Bom Proveito e boa saúde!    

Referências:

  • De Paola, Elizabeth Elvira, nutricionista diretora operacional da Vital